O que é ROI? Aprenda a calcular o retorno da sua estratégia

O que é ROI? Aprenda a calcular o retorno da sua estratégia

O marketing definitivamente não é uma ciência exata, mas analisar seus resultados está se tornando uma tarefa cada vez mais precisa. Principalmente quando falamos de grandes campanhas de marketing, é mais do que necessário saber os resultados advindos dos investimentos feitos.

Uma das maneiras de calcular os resultados que uma estratégia de marketing dá é a partir do Return on Investiment, ou Retorno Sobre Investimento (ROI). Mas você sabe o que é ROI? Neste artigo, vamos definir esse termo, falar qual sua importância, além de lhe ensinar como calculá-lo.

O que é ROI?

O Retorno sobre o Investimento (ROI) é, basicamente, a razão do valor investido em qualquer ação da qual se espera obter lucro. Essas ações podem ser de marketing, treinamentos em vendas, aquisição de novos equipamentos, entre várias outras.

O cálculo do ROI é importante para saber exatamente qual o seu lucro. Ele auxilia na avaliação de performance dos investimentos feitos, para assim descobrir se foi satisfatoriamente eficiente.

A partir do cálculo do ROI, é possível, também, comparar estratégias dentro da própria empresa. Dessa maneira, você vai conseguir saber quais estratégias funcionam melhor e quais necessitam de ajustes. Calcular o ROI durante a ação também permite corrigir possíveis erros antes do seu final.

Como calcular o ROI?

A maneira mais simples de calcular o ROI em uma campanha de marketing é incluí-lo no cálculo geral dos investimentos da empresa. Dessa forma, ao se definir o objetivo de uma ação em um aumento de vendas, por exemplo, fica fácil descobrir qual o ROI. A relação se dá subtraindo o investimento em marketing do crescimento das vendas e dividindo esse resultado novamente pelo investimento feito.

Em um exemplo simplificado, podemos dizer que as vendas de uma empresa cresceram em R$ 10.000 após um investimento em marketing de R$ 1.000. Assim, (R$ 10.000 – R$ 1.000) / R$ 1.000 = 9. Ou seja, o ROI é 9 vezes maior do que o investimento, ou 900%. Esse é um excelente resultado, talvez irreal, mas facilita na compreensão pelos números arredondados.

Qual a importância do ROI?

Realizar o cálculo do ROI é de extrema importância para o sucesso de estratégias de marketing. Pela grande variedade de ações que podem ser tomadas, é normal não saber o que fazer, mesmo para aqueles que já conhecem bem o assunto.

Estratégias de marketing precisam se adaptar ao perfil de cada empresa, pois aquelas que funcionam muito bem para pequenas empresas podem não ter efeito em grandes companhias. E uma das maneiras de descobrir qual ação de marketing funciona melhor para sua empresa é calcular o ROI de cada uma.

Ao descobrir o retorno que uma determinada ação gerou, é possível descobrir em números mais práticos se vale a pena investir nesse tipo de estratégia ou não. Assim, em vez de seguir receitas prontas de marketing que podem ou não dar certo para a sua empresa, você vai descobrir em que vale a pena investir no seu setor de marketing de fato.

Saber o que é ROI é essencial para sua empresa. E saber como calculá-lo e aplicar esse hábito na vida do seu negócio pode fazer a diferença entre investimentos de sucesso ou desperdício de dinheiro.

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