Qual a importância de integrar as estratégias de marketing offline e online?

Integrar online e offline

Quando começamos a estudar melhores estratégias de marketing para alcançar resultados mais positivos para um negócio, muitas vezes fica difícil saber por qual caminho seguir e, neste ponto, uma dúvida bem recorrente surge: devo investir em marketing offline ou online?

No entanto, o que muitos não sabem é que a integração dessas duas poderosas práticas tem grande importância no resultado final de toda a sua estratégia de comunicação.

Quais as principais diferenças entre os canais?

Para que a integração dos canais de comunicação on e offline tenha realmente alguma relevância, é importante entender suas principais diferenças e seus benefícios. Entendemos por marketing offline toda e qualquer forma de comunicação que seja feita por uma empresa para divulgar sua marca fora da internet. Isso inclui:

  • Realização de eventos ou patrocínios;
  • Mídias impressas, como: panfletos, jornais e revistas;
  • Malas diretas;
  • Propagandas em TV;
  • Mobiliários urbanos.

As mídias que compõem o marketing offline, em geral, têm grande poder de penetração e são altamente relevantes, pois atingem um número elevado de pessoas e exercem influência sobre elas.

Já as estratégias de marketing online compreendem todas as formas de venda e ou divulgação de uma marca pela internet. Por isso, com o aumento de pessoas conectadas ao mundo digital, torna-se fundamental dar visibilidade à sua marca por meio de sites, blogs, redes sociais ou links patrocinados no mundo digital.

Essas mídias, geralmente, custam menos que as offline e, de maneira bem simples, é possível medir o retorno sobre cada investimento.

Por que é importante investir em marketing offline e online?

Com essas informações, tendo em mente o comportamento do público-alvo e considerando as estratégias de cada cliente, a integração dos meios on e offline se faz indispensável para o sucesso de uma campanha, pois esses meios de comunicação se complementam.

Veja desta forma: uma campanha ou uma propaganda em uma revista funciona para a construção de uma marca, para mostrar como utilizar determinado produto ou serviço e também para se apresentar para aqueles consumidores que ainda não a conhecem.

Então, para que esse consumidor continue tendo contato com a marca e, ainda melhor, interaja com ela, uma campanha digital que complemente a campanha apresentada na revista se faz indispensável.

Como fazer a integração do marketing offline e online?

Estar presente no dia a dia do consumidor em todos os principais lugares em que ele está se torna cada vez mais importante e, por isso, é interessante conseguir integrar toda comunicação dentro das plataformas offline e online e, de forma simples, estabelecer os vínculos entre as duas plataformas.

Passe a utilizar um call to action (CTA) para seu site ou blog em todas as suas campanhas offline ou a usar os ícones das suas principais redes sociais nessas comunicações. Utilize links curtos e de fácil pronúncia, sem falar que QR codes também podem funcionar muito bem em materiais de comunicação impressos.

As pessoas continuarão sendo impactadas diariamente por campanhas de marketing offline e, ao mesmo tempo, serão expostas às campanhas do marketing digital. Portanto, unir essas duas estratégias dentro do seu planejamento é fundamental para o sucesso das campanhas que produzir.

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