A importância da identidade visual para fidelizar clientes

A importância da Identidade Visual para fidelizar clientes.

É desejo de qualquer empresário que todos os seus clientes, ao olharem para seu logotipo, reconheçam a qual empresa ele pertence e quais são os valores que a empresa acredita. Contudo, é muito comum os empresários negligenciarem a criação de sua identidade visual, encarando-a como algo supérfluo quando, na verdade, é algo muito poderoso e que pode fidelizar clientes.

O que é identidade visual?

Composta por três elementos básicos, a identidade visual tem por principal objetivo transmitir informações sobre a empresa — como o que ela faz e no que ela acredita. Os elementos que compõem a identidade visual são:

Logotipo

O logotipo de uma empresa é o elemento básico no desenvolvimento de uma identidade visual de impacto. Ele é composto pelo lettering, que são as letras utilizadas para escrever o nome da empresa e o símbolo que vai representar a empresa quando não se utilizar o lettering.

O objetivo do logotipo é fixar sua marca na mente de seus clientes e deve ser fácil de ser reconhecido — afinal, quando perguntarem a alguém sobre um produto ou serviço, o logotipo de sua empresa deve ser o primeiro a vir na mente das pessoas.

Cores

Tão importantes quanto o logotipo, as cores devem ser escolhidas de forma que condizem com os valores ou com a área de atuação da empresa. Podemos citar, por exemplo, algumas empresas que trabalham com fatores ambientais, logo, a utilização da cor verde em seus logos é muito comum.

Se seu objetivo é mostrar uma postura mais dinâmica, pode-se optar por uma cor mais viva e vibrante, como o vermelho e o laranja, que são cores associadas com paixão, energia, vitalidade e prosperidade.

Fontes

As fontes também são um componente importantíssimo na construção de uma identidade visual, uma vez que elas serão utilizadas na construção do logo. Se sua empresa presta serviços de contabilidade, por exemplo, recomenda-se que seja utilizada uma fonte mais tradicional, passando uma postura mais sóbria.

Já se a sua empresa trabalha com um segmento mais criativo, como uma agência de  publicidade, uma fonte mais moderna pode ser a melhor escolha. Tudo depende de seus objetivos.

Como ela ajuda a fidelizar clientes?

Você pode estar se perguntando como uma identidade visual pode ser importante para fidelizar um cliente, então, reflita com a gente: você conseguiria confiar em uma empresa que não possui uma identidade visual estabelecida ou que passe uma imagem de pouco profissionalismo?

Pois é, sua identidade visual é o primeiro contato que seu cliente tem com sua empresa e possuir um material bem produzido com uma identidade visual de impacto é fundamental. Então, prepare seus materiais sempre com a mesma linguagem gráfica, sejam eles os cartões de visita, pastas-proposta, papéis timbrados e fachada.

Mas só a identidade visual basta?

Passar uma mensagem de cuidado e de confiança é o primeiro passo para que um prospect se torne um cliente e, então, você realize um processo de fidelização. Lembre-se que uma identidade visual de impacto é apenas uma parte do processo, que envolve um bom atendimento e qualidade nos produtos ou serviços oferecidos.

Gostou de saber como a identidade visual pode ajudar a fidelizar clientes para a sua empresa? Siga-nos no Facebook e no LinkedIn e fique por dentro de mais dicas como esta!