Entenda a importância de um Manual de Identidade Visual bem construído

Entenda a importância de um Manual de Identidade Visual bem construído

Qual a primeira coisa que você faz na hora de instalar um aparelho de home theater na TV da sua casa? Lê o manual para saber quais cabos vão aonde, qual a configuração e posição correta das caixas, certo?

Se você respondeu que sim, parabéns! Você fez o certo e provavelmente não vai ter problemas com seu novo aparelho. Contudo, se você não tem o hábito de ler o manual, as chances de você cometer algum equívoco são grandes.

Quando lidamos com uma marca empresarial, a história é exatamente a mesma. Não adianta criar uma ótima marca sem pensar no manual para que, quando for reproduzida, ela continue representando a identidade da empresa.

É por isso que hoje vamos falar da importância do Manual de Identidade Visual de uma marca. Quer descobrir como agregar valor à sua empresa e ser reconhecido no mercado? Continue lendo!

O que é o Manual de Identidade Visual?

Muitos profissionais, mesmo da área de marketing, confundem um pouco o conceito do Manual de Identidade Visual. Ele é muito mais do que um guia para designers saberem como aplicar seu logotipo em peças publicitárias. O manual traz todas as diretivas que definem a imagem da organização, desde, claro, o logo, até uniformes, fachadas, presença offline e online, entre outros.

A ideia é que todas as representações visuais da empresa tenham um padrão, que represente conceitos que vão muito além das cores e formatos a serem utilizados, englobando a missão, os valores, a visão e características que definem a personalidade da marca.

O manual pode tomar forma de um arquivo em PDF, de um livro ou mesmo de uma simples folha de papel — essa escolha vai depender do tamanho da empresa e das variações das suas representações visuais.

Mas não importa qual sua opção, possuir um Manual de Identidade Visual é fundamental, e nós te explicamos o porquê.

Qual é a importância do Manual de Identidade Visual?

Você sem dúvidas já assistiu a um comercial que soube qual era a empresa responsável pela propaganda antes mesmo que o anunciante fosse revelado. Claro que para criar tamanha identificação leva-se um trabalho de anos; contudo, uma situação como essa é fruto de um manual bem construído e aplicado.

E para que você entenda melhor a importância do Manual de Identidade Visual, separamos abaixo as três principais funções que esse material tem para uma organização:

  • Construir a reputação da empresa, agregando valor aos seus produtos ou serviços;
  • Facilitar o reconhecimento pelo público e gerar identificação com a marca;
  • Otimizar as comunicações da empresa para gerar melhores resultados.

Quais são os elementos principais de um Manual de Identidade Visual?

Como falamos, o Manual de Identidade Visual deve exprimir a personalidade da marca. Para construí-lo, alguns elementos são fundamentais, sendo eles:

  • Introdução e contexto: falando um pouco da organização, quem é seu público-alvo, qual o diferencial competitivo e posicionamento no mercado;
  • Paleta de cores: indicando as cores principais da empresa e justificando a escolha delas. É recomendável acrescentar paletas secundárias também, para ajudar a compor a identidade visual, lembrando de indicar o Pantone, o CMYK e o RGB de todas elas;
  • Tipografia: tipos de letras que devem ser utilizadas. Algumas companhias criam as próprias tipografias para suas marcas, mas você pode utilizar alguma já existente. Escolha uma tipografia principal e mais duas ou três secundárias;
  • Logotipo: peça chave do seu manual. Justifique a escolha de todos os elementos da logo: cores, formas e símbolos. Indique a distância mínima entre outros elementos e o logotipo, determinando também o tamanho mínimo e o máximo em que ele pode ser impresso. Por fim, informe os tipos de fundo que podem ser colocados por trás do logo, sem se esquecer de colocar uma versão em preto e branco e em negativo.

Possuir uma identidade visual com um bom logotipo e saber aplicá-la ajuda a marca a atingir seu público-alvo com facilidade e eficiência, e ainda reforça a notoriedade da empresa.

Agora que você já sabe a importância do Manual de Identidade Visual, compartilhe nosso post em sua página no Facebook e ajude seus amigos!