Como um bom logotipo pode aumentar as vendas dos seus produtos e serviços?

Logo

Se eu disser a palavra “mesa”, automaticamente uma imagem se formará na sua mente em um segundo. Isso é responsabilidade da semiótica: de forma involuntária, nós associamos um signo (palavra ou imagem) a um significado.

Vamos fazer outro teste: se eu disser “Mc Donald’s”, possivelmente uma imagem apareceu na sua cabeça: Um M amarelo vivo em um fundo vermelho. Isso acontece por que, da mesma maneira que associamos uma palavra a um objeto ou imagem, fazemos isso, de maneira inconsciente, com as marcas.

Quer saber mais sobre como o logotipo é importante para aumentar as vendas? Então, acompanhe as dicas que trouxemos neste post!

Qual a importância do logotipo

Um logotipo não deve ser apenas uma imagem ou grafia de palavra que esteticamente é agradável e chama a atenção. Ele deve estar sempre associado a uma mensagem que quer ser passada para despertar uma reação positiva (como a compra do seu produto ou serviço).

Além disso, logos não são elementos isolados. Eles fazem parte da comunicação visual de uma empresa, isso é, devem estar associados de forma coerente à imagem que a empresa quer passar, e em como ela se posiciona no mercado.

Ele pode ser, muitas vezes, o primeiro contato entre um possível cliente e o seu negócio. Pode chamar a atenção dele ao caminhar pela rua ou navegar pela internet e despertar a curiosidade deles a seu respeito. E nós sabemos que em muitos casos, a primeira impressão é a que fica.

Ele pode ainda ser a memória de uma pessoa diante de um problema: ela precisa resolver determinada situação e para isso vai realizar uma compra. Neste momento, ela se lembrará de sua empresa como uma opção para resolver esse problema. Logo, ela pensará em seu logotipo, e de maneira involuntária, ele poderá influenciar na sua decisão de compra.

Resumindo: Logotipos são basicamente a tradução, de maneira simples e subjetiva, do que sua empresa faz e de como ela faz.

Como um logotipo pode aumentar as vendas

Existem alguns fatores que são indispensáveis na hora de pensar o logotipo da sua empresa, ou mesmo a reformulação para torná-lo mais moderno e em conformidade com seu posicionamento. Eles influenciarão, e muito, na decisão de compra de um consumidor.

Coerência

Uma loja de produtos de bebê com um logo vermelho e laranja vibrantes não faz muito sentido pra você, não é mesmo? Isso por que a escolha das cores e dos elementos (se houverem) presentes na sua marca tem que fazer sentido para o cliente e assim ele se sentirá atraído diante de uma necessidade. Um ótimo primeiro passo é estudar sobre a influência das cores na publicidade.

Harmonia

As pessoas podem não saber exatamente como fazer um ótimo logotipo, mas com certeza identificam rapidamente um ruim. Isso porque, quando os elementos não estão em harmonia, o logotipo gera um incômodo em quem o vê. E esse fator estará associado diretamente à sua marca.

Conceito

Não adianta propor uma ideia maravilhosa se ela não dialoga em nada com os seus serviços. O logotipo fará a sua empresa ser lembrada pelas pessoas, e se você trabalha com roupas e o seu logotipo de alguma maneira leva as pessoas a associarem sua empresa a comida, ele deve ser reavaliado.

Legitimidade

O seu logotipo é quem você é! Por isso ele deve conseguir transmitir uma mensagem que vai de acordo com o os princípios e valores da sua empresa. Se um dos seus valores é a simplicidade, por exemplo, um logotipo recheado de elementos passará exatamente a mensagem oposta ao consumidor.

Muitas empresas pensam que gastar dinheiro com um logotipo, em curto prazo, é desperdício. Na verdade, pensar em uma identidade visual marcante e coerente é um investimento em longo prazo.

Ela estará diretamente ligada ao posicionamento de mercado de sua empresa e à memória afetiva do consumidor, destacando você diante da concorrência.

Quer dividir esse conhecimento com outras pessoas? Compartilhe este post no Facebook, Twitter ou LinkedIn.