Como oferecer a melhor experiência para os usuários do seu site? Entenda o que são UI e UX Design

Como oferecer a melhor experiência para os usuários do seu site? Entenda o que são UI e UX Design

Você já sabe que a internet ocupa hoje um importante papel na vida dos consumidores da sua marca. As pessoas estão cada vez mais conectadas e nem precisam de um computador para ter acesso à web: basta ter um tablet ou um aparelho celular.

O desafio para as empresas é oferecer a melhor experiência para os usuários no ambiente digital. Se este é o seu objetivo, não tem jeito: você precisa entender a diferença entre UI e UX Design. Esse é o primeiro passo para aproveitar adequadamente todo o potencial das ferramentas online.

Interessado? Continue a leitura deste post. Vamos explicar a diferença entre esses tipos de design e indicar os benefícios que podem ser obtidos pela sua empresa.

Qual é a aplicação do UI Design?

Com as mudanças na área de comunicação, novos termos são introduzidos no mercado a todo o momento, por isso é comum haver certa confusão no entendimento dos conceitos.  No caso do UI e do UX Design, saiba que ambos são importantes para ter um bom design que, por sua vez, é fundamental para o sucesso de qualquer projeto de marketing, independentemente do canal empregado.

No caso específico dos websites, foco de nossa atenção nesse artigo, tenha em mente que o UI Design (abreviação de User Interface) trabalha a parte estrutural do website, ou seja, os elementos que serão utilizados para viabilizar a interação do usuário com sua interface.

Nesse contexto, a questão estética obviamente é importante, mas o UI Design não se limita à aparência. A base do projeto é proporcionar um ambiente mais agradável para o usuário e facilitar a sua navegação. Ou seja, os designers UI trabalham para encontrar as melhores soluções, sejam elas relacionadas ao visual do site ou à arquitetura da informação, por exemplo.

Por que investir em UX Design?

E qual o papel do UX Design nessa história? No dia a dia, é de praxe que os designers UI sigam as premissas estabelecidas pelos designers UX. Eles têm uma visão mais abrangente dos projetos e têm como foco não apenas a interação, mas sim a experiência completa do usuários (UX, no caso, é a abreviação de User Experience).

Pense nisso: esses profissionais, baseados nas informações sobre o comportamento do consumidor daquela marca, projetam tudo o que precisa ser feito no website para facilitar a navegação. Pensam em como podem tornar a experiência mais produtiva e confortável, ou seja, consideram a facilidade de uso de cada elemento, a utilidade deles e, principalmente, a eficiência do projeto como um todo.

Qual é a diferença entre UI e UX Design?

Como você percebeu, ambas as atividades priorizaram o foco no usuário; porém há uma importante diferença entre UI e UX Design: enquanto UI foca no desenvolvimento das interfaces e seus elementos, o processo de UX Design parte da pesquisa sobre o público-alvo e da análise de suas preferências para oferecer a melhor experiência para o usuário. É a partir desse trabalho mais abrangente sobre as possibilidades de interação que o UI Design desenvolverá os elementos.

Fique atento: faz muita diferença para o negócio ter um site que foi desenvolvido com a visão do UX Design. O internauta hoje tem muitas opções na internet, então é crucial saber valorizar a atenção da audiência. Mas isso depende do entendimento sobre as interações estabelecidas em cada momento.

Reside aí a importância do UI e do UX Design. O primeiro vai cuidar do layout, da comunicação visual do website, enquanto o segundo terá como foco a funcionalidade e efetividade, atuando de forma mais analítica, baseando seu trabalho na persona e na realização de testes e pesquisas.

Gostou do artigo? Ficou mais clara a diferença entre UI e UX Design? Tem interesse em conhecer mais sobre o assunto? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de mais novidades!