Como a imagem da empresa afeta seu posicionamento no mercado?

Como a imagem da empresa afeta seu posicionamento no mercado?

Os esforços de marketing de uma empresa têm impacto direto sobre as vendas e seu posicionamento no mercado, mas não são os únicos fatores que influenciam o desempenho do negócio. A imagem positiva da empresa é vital para o sucesso, e uma marca é muito mais do que um nome familiar apresentado por meio de estratégias publicitárias.

Uma boa imagem depende da completa experiência do consumidor com os produtos e com a empresa — o que a torna uma ferramenta poderosa para grandes avanços no mercado. Tome-se como exemplo a multinacional Apple, que construiu sua marca ancorada na paixão e inovação de seu fundador e ganhou reconhecimento por atender os desejos e as necessidades de consumidores modernos.

A boa imagem da empresa garantiu um excelente posicionamento no mercado nos velhos dias em que o computador pessoal (PC) ainda era novidade, e ainda a mantém por meio da correta utilização dos avanços tecnológicos, da forte ligação com os clientes e de campanhas de marketing criativas.

Essa trajetória da Apple serve para ilustrar como uma estratégia integrada de marketing e branding é o meio mais eficaz para melhorar o posicionamento no mercado de uma empresa.

Acompanhe a seguir 3 técnicas de comunicação visual que podem ajudá-lo a impulsionar a boa reputação de sua empresa e a garantir espaço entre os concorrentes.

1. Escolha bem as cores para as campanhas visuais da empresa

A cor é um elemento poderoso na comunicação visual porque influencia comportamentos de compra. Escolher as cores certas em seus projetos de publicidade e design desempenha um papel muito importante no sucesso de suas campanhas.

Selecionar adequadamente as cores requer certa compreensão psicológica. No entanto, não há nenhum esquema de cores ideal ou universalmente válido para todos os públicos ou para grupos socioculturais específicos.

O que se tem bem estabelecido é que a cor afeta os processos de tomada de decisão dos compradores. Cada cor desperta um tipo diferente de sentimento nas pessoas. O verde, por exemplo, pode sugerir algo relacionado a sustentabilidade; o preto, a sofisticação; e por aí vai. Você pode combiná-las e equilibrá-las para cativar seus clientes em sites, anúncios, e-mails, etc.

2. Influencie os consumidores por meio da repetição

A repetição é usada na publicidade como uma forma de manter uma marca ou produto na memória dos consumidores. A reprodução de conteúdos visuais constrói familiaridade entre cliente e marca, mas deve ser usada criteriosamente, pois, do contrário pode levar os compradores à fadiga.

Trata-se de uma técnica importante na comunicação visual por ser uma boa maneira de tornar os consumidores conscientes da existência da sua empresa. Para ser eficaz, deve ser cuidadosamente planejada e entregue em doses.

3. Incorpore simbolismos e garanta seu posicionamento no mercado

O simbolismo é usado no marketing para representar uma determinada ideia (algumas complexas demais para serem adequadamente vinculadas em textos curtos). Ao usar o simbolismo, sua empresa será capaz de vincular significados mais profundos que possam ampliar o potencial de venda de um produto.

Por exemplo: cristais, pedras preciosas ou diamantes, muitas vezes aparecem em campanhas ao lado da água. São elementos representativos de claridade e pureza. Podemos citar outros símbolos, como uma estrada aberta — que sugere liberdade e exploração; ou até um leão — que simboliza força, superioridade e nobreza.

Nunca se esqueça de que as empresas de sucesso não apenas vendem seus produtos. Elas encorajam os clientes a adotar um determinado estilo de vida e um melhor posicionamento do mercado passa a ser uma consequência lógica dessas boas práticas.

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