5 estratégias de Branding para fortalecer a marca do seu negócio

5 estratégias de Branding para fortalecer a marca do seu negócio

Segundo Philip Kotler, uma marca deve se diferenciar dos seus concorrentes pelo logotipo, qualidade dos produtos e serviços prestados, qualificação dos profissionais que trabalham para ela e também pela construção de uma identidade forte e bem consolidada.

Por isso, boas e adequadas estratégias de Branding são de fundamental importância para o desenvolvimento e fortalecimento da sua marca.

O que preciso para elaborar boas estratégias de branding?

O Branding vai trabalhar todos os pontos de contato do consumidor com a sua marca. Para que isso aconteça de forma que todos esses diferentes contatos e estímulos sejam coerentes, é preciso que você elabore, planeje e cumpra uma série de ações, como entregar uma clara proposta de valor, construir uma identificação visual para sua marca, ser relevante para o seu público-alvo, ter estratégias de marketing de conteúdo e sempre estar presente nas redes sociais.

Quer saber mais? Confira agora 5 estratégias de Branding para fortalecer sua marca.

1. Defina uma proposta de valor

Inicie esse processo estabelecendo e desenhando uma proposta de valor. Ela será a promessa básica da sua marca, aquilo que você deseja que seus clientes ou usuários tenham em mente como princípio do seu negócio.

Defina missão, visão e valores para que a marca comece a crescer baseada em um direcionamento conciso.

2. Elabore uma identidade visual

A partir daí, passe a pensar em uma identidade visual que represente esse conceito proposto na sua proposta de valor. Por exemplo, se sua marca for jovem, invista em cores alegres e movimento. Para as marcas mais clássicas, vale apostar em referências que tragam sobriedade e confiança.

Defina um slogan, pense em um tom de voz que seja o mais adequado para falar com seu target e não deixe de pensar em toda a comunicação visual, seja do seu PDV, site, material de papelaria, anúncios, uniformes de funcionários, etc.

Todos esses pontos precisam ser costurados para que o cliente tenha uma percepção coerente da sua empresa e sua marca.

3. Conheça o seu público-alvo

Seguindo essa crescente de informações, passar a conhecer seu público-alvo será fundamental para que sua comunicação seja o mais apropriada possível ao gosto e interesse dele.

Saber qual o seu comportamento, seus objetivos e seus problemas é importante para que você possa ajudar da melhor forma possível com o produto ou serviço que vai oferecer a ele.

Uma marca precisa estabelecer qual seu público para que possa estar ao lado dele, conversando com a mesma linguagem e gerando cada vez mais afinidades.

4. Esteja presente nas redes sociais

Tenha uma estratégia on-line bem definida e fique presente a maior parte de tempo que puder em suas redes sociais. Converse com o seu cliente e entenda suas satisfações e insatisfações.

Publique informações relevantes para quem segue a sua marca. Desta forma, você consegue fãs. Lembre-se de que a publicidade espontânea é uma das armas mais poderosas!

5. Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo também vai ajudar você a conseguir mais pessoas interessadas naquilo que você pode oferecer, além de aumentar, e muito, as possibilidades de alcançar novos leads.

Não importa em que momento sua marca está, investir em estratégias de Branding é fundamental para que, no futuro, você tenha uma marca sólida, reconhecida pelo seu público-alvo e consolidada no mercado por todos os seus atributos e diferenciais.

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