4 ferramentas estratégicas de comunicação interna.

Comuniucação interna

Boa parte das dificuldades enfrentadas por gestores de equipe e empresários decorre de uma comunicação interna pouco eficiente. Promover a integração entre os membros do time — e também entre os setores — traz vários benefícios, tanto para a empresa quanto para os colaboradores, principalmente quando esse recurso é utilizado de forma estratégica.

Confira neste post as principais formas de comunicação interna para tornar o dia a dia de sua corporação muito mais eficiente. Acompanhe e entenda como usar cada uma dessas ferramentas.

1. Intranet

Meio digital para compartilhamento de informações que digam respeito exclusivamente à empresa, a intranet é uma ferramenta importante para o dia a dia. Desde normativas e notícias sobre cada setor, datas de lançamento de campanhas de marketing e acesso a agendas compartilhadas, ERP e CRM, esse é um dos recursos de comunicação interna mais utilizados no cotidiano.

Busque fazer planejamento e controle das informações compartilhadas. Com isso, será possível criar estratégias de discussão entre os colaboradores, por exemplo, a fim de alcançar cada vez melhores resultados.

2. Murais

Ferramenta capaz de promover troca de dados dentro do mesmo espaço físico, como lojas ou escritórios. É uma maneira rápida e eficaz de expor informações, principalmente da empresa para seus colaboradores, mas nada impede de separar um espaço para participação de todos, aumentando o envolvimento.

Esse recurso deve ser colocado em um local de fácil acesso, como em frente ao espaço do café, por exemplo. Colaboradores podem promover discussões ou buscar interação em torno de determinado assunto divulgando-o no mural.

3. Newsletters

Um material enviado por e-mail que deve trazer informações relevantes. O ideal é que sejam feitos conteúdos que realmente interessem a cada setor. Para isso, um bom planejamento da comunicação interna, quando visto de forma estratégica, terá como objetivo o que pode decorrer de uma ação de newsletter: fornecer dados importantes para que sejam posteriormente utilizados de forma prática para cada departamento da empresa.

Também é possível utilizar a newsletter para envolver seu público interno com as publicações feitas na web. Enviar periodicamente um apanhado do que foi divulgado pela empresa no site, blog e redes sociais, por exemplo. Com isso, todos serão conhecedores do que vem sendo divulgado em torno de sua companhia. Isso vai gerar maior engajamento da sua comunidade interna, que pode atuar ainda mais como defensora de sua marca.

4. Jornais e revistas

Usar impressos como meios de comunicação interna vai além da interação entre os colaboradores, uma vez que é possível levar essas publicações à comunidade externa. Trata-se de uma ótima estratégia para aproximar a empresa e o público, além de ser uma maneira de promover discussões relevantes internamente.

As reportagens podem ser também utilizadas em apresentações ou reuniões, ou até ilustrar alguma campanha nova no escritório. Além disso, são ótimos meios para destacar algum funcionário parabenizado ou envolver suas famílias.

Independentemente da ferramenta utilizada, há dois pontos importantes: a periodicidade e a relevância das informações veiculadas. Sem um bom planejamento desses dois pontos, corre-se o risco de todo o trabalho ser ignorado, tanto em murais, impressos, intranet ou mensagens de e-mail.

Uma comunicação interna eficiente tem efeito direto sobre a produtividade da empresa e de cada funcionário. Se determinadas informações circulam de forma eficaz dentro da empresa e todas as partes interessadas têm acesso, tarefas relacionadas são concluídas mais rapidamente, sem a necessidade de imprimir um memorando ou de buscar e-mails antigos.

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